domingo, 9 de setembro de 2012

Relato reunião GT Ensino 10.08


PORTO ALEGRE, 10 DE AGOSTO DE 2012

RELATO REUNIÃO GT ENSINO

A primeira reunião do Grupo de Trabalho de Ensino realizou-se no dia 10 de agosto de 2012, às 14h, na sala Multimeios do IFCH.
Estiveram presentes na ocasião, os seguintes discentes e docentes: Ivana Teixeira, Fernanda Heberle, Juliano Florczak Almeida, Renan Bulsing dos Santos, Laís Góis Soares, Caetano Sordi, Marcos Freire de Andrade Neves, Sara Caumo Guerra, Natalia Silveira, Carlos Steil, Eduardo Zanella, Rodrigo Ciconet Dornelles, Victoria Irizarri, Marcello Muscari, Rodrigo Toniol, Norberto Becker, Emerson Giumbelli, Tomáz Guzmán Sánches, Juliana Mezomo e Alex Marins Moraes
Ao início da reunião, foram elencadas as seguintes pautas:
1. Numero de créditos no mestrado e possibilidades de cumprimento destes;
2. Disciplinas obrigatórias no mestrado;
3. Projeto e qualificação no mestrado;
4. Avaliação e Sistema de distribuição de bolsas de estudos (conceito C);
5.Passagem do mestrado para o doutorado sem produção de dissertação.
Tópico 1 e 2 : A experiência dos alunos aponta para um excesso de carga horária (distribuída em disciplinas obrigatórias e eletivas) nos três primeiros semestres do mestrado, onerando, deste modo, a prática da etnografia e a produção do trabalho dissertativo. Foram levantadas as seguintes sugestões de alteração do atual regime de créditos e distribuição das disciplinas do mestrado: a) redução de 32 para 28 ou 24 o número de créditos cumpridos em disciplinas obrigatórias, eletivas e tópicos, sendo o restante dos créditos cumpridos em atividades extra-classe; b) agregação das três disciplinas obrigatórias no primeiro ano do mestrado,  distribuídas das seguinte forma - Teoria I e Métodos, no primeiro semestre e; Teoria II, no segundo; c) sugestões de atividades extra-classe a serem computadas como créditos: participação e organização de eventos; participação em Núcleos de Pesquisa; atividade de “leituras dirigidas”. Outras sugestões de atividades podem ser avaliadas.
Para efetivar as alterações sugeridas no item “a”, chegou-se a conclusão de que é necessário realizar mudanças regimentais a serem votadas posteriormente. Todas as propostas que envolverem mudanças regimentais serão melhor debatidas no espaço do GT e reunidas para apreciação do Colegiado.
Além do regime de créditos discutiu-se o conteúdo programáticos das disciplinas. É consenso entre os participantes da reunião, a necessidade de maior espaço nas disciplinas para estudos relativos à Antropologia Brasileira e conteúdos transversais como Antropologias latino-americanas.
Tópico 3: Dada a demanda discente pela instituição de Exame de Qualificação de Projeto de Mestrado, ainda que para o momento esta prática seja inviável, pois necessita passar pela mudança do regimento, é questão que permanecerá em pauta. Levantou-se a possibilidade de emissão de “pareceres de avaliação do projeto”, no sentido de melhorar os trabalhos concluídos no mestrado.
Tópico 4: A distribuição de bolsas e avaliação do desempenho dos alunos será vinculada em situações de escassez de bolsas, conforme Resolução apresentada ao Conselho de Pós-graduação (na sexta feira, dia 17 de agosto) contudo, a perda da bolsa ou critérios de acessibilidade ainda carecem de discussões.
Tópico 5: Será discutido na próxima reunião do GT de Ensino.
A próxima reunião do GT de Ensino realizar-se-á no dia 28 de setembro, às 15h, em sala a ser agendada.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.