segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

RELATO REUNIÃO GT ENSINO


PORTO ALEGRE, 28 DE SETEMBRO DE 2012

RELATO REUNIÃO GT ENSINO

A segunda reunião do Grupo de Trabalho de Ensino realizou-se no dia 28 de setembro de 2012, às 15h, na sala 201, Sala do NER.
Estiveram presentes na ocasião, os seguintes discentes e docentes: Carlos Steil, Emerson Giumbelli, Fernanda Heberle, Ivana Teixeira, Juliana Mesomo, Marcelo Múscari, Norberto Decker Neto, Renan Santos e Rodrigo Toniol.
1. Os integrantes do Colegiado presentes expuseram as apreciações das demandas feitas na última reunião dessa instância, ocorrida no dia 17/08:
   O colegiado aprovou que a disciplina de Teorias Antropológicas II seja oferecida no primeiro e no segundo semestre de cada ano, por um período de, pelo menos, dois anos, a fim de possibilitar que os alunos possam completar todos os créditos obrigatórios no primeiro ano do Mestrado e Doutorado. Ao final do período de dois anos, será feita a avaliação dessa prática.
b    A sugestão de que a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa fosse oferecida no primeiro semestre do Mestrado, a fim de que tivesse caráter mais prático não foi aprovada pelo colegiado.
A proposta desse foi de que se oferecesse uma disciplina de caráter eletivo, ao primeiro semestre de cada ano, voltada à elaboração de exercícios a partir do trabalho de campo dos alunos. Concordou-se, na reunião do GT de Ensino, que essa proposta atendia também à demanda dos alunos do Doutorado. Serão feitos os encaminhamentos para que a disciplina seja oferecida já em 2013/01.Foi consenso que a professora Cornélia será consultada para ser a discente desta disciplina, pois, foi uma proposta que ela defendeu na reunião do colegiado.
Surgiu, durante a reunião, a contraproposta de que a disciplina obrigatória de Métodos fosse dividida em duas etapas de dois créditos cada: uma de caráter mais teórico e formativo oferecida do primeiro semestre do curso, e outra de caráter mais prático, voltada à elaboração do projeto de pesquisa, ao segundo semestre. Tal proposta não teve unanimidade e, por isso, não será levada à apreciação do colegiado.
c)     A sugestão de que houvesse rotatividade dos professores no oferecimento das disciplinas obrigatórias foi aceita pelo colegiado. No entanto, a proposta depende da candidatura dos professores para tal, o que só ocorreu, até o momento, para a disciplina de Teoria II. Debateu-se a necessidade de incentivar diferentes professores a responsabilizarem-se por essas disciplinas.

2. Passou-se à discussão sobre a redução de números de créditos a serem cursados em sala de aula e às possibilidades de cumprimento dos mesmos em atividades extraclasse. Essa proposta, aliada àquela que permite o cumprimento dos créditos obrigatórios no primeiro ano, visa a contribuir para que, principalmente os alunos de Mestrado, disponham de maior flexibilidade para realizar trabalho de campo e possam, inclusive, usufruir da mobilidade acadêmica.
A proposta acordada entre os presentes na reunião foi a de que os alunos poderão obter até 4 créditos por meio das seguintes atividades desenvolvidas: a) apresentação de trabalho em evento científico  – 1 crédito (comprovante na forma de atestado de apresentação), b)participação em atividades de núcleo de pesquisa do PPGAS ou outras de caráter regular sob a coordenação de professor do PPGAS – 1 crédito (comprovante na forma de atestado conferido pelo coordenador do núcleo ou professor responsável), c) participação em evento no âmbito do PPGAS sendo integrante de equipe de organização – 1 crédito (comprovante na forma de atestado conferido pelo coordenador principal), d) participação em eventos no âmbito do PPGAS, somando 15 horas de atividades (comprovante de acordo com atas de presença em atividades), e)publicação de artigo em periódico avaliado pelo QUALIS-Antropologia/Arqueologia ou capítulo de livro – 1 crédito (comprovante: cópia da publicação)
A comprovação de realização das atividades para obtenção de créditos será responsabilidade do aluno, que deverá fazê-lo através de relatório entregue na secretaria. A apresentação de comprovantes é de responsabilidade dos alunos. Os comprovantes para o cômputo dos créditos relativos a essas atividades devem ser apresentados até a data de apropriação de conceitos do segundo semestre (ou seja, para o aluno que ingressa em março de 2013, entrega até fevereiro de 2014).
Essa proposta será encaminhada para apreciação do colegiado na reunião que ocorrerá no dia 07/12/2012, na qual deverá se deliberar também sobre a mudança regimental dos artigos do Regimento Interno referentes aos regimes de crédito do Mestrado e Doutorado (artigos 20 e 32), necessários para efetivação da proposta.
Discutiram-se as possibilidades de efetivação da proposta sem mudança regimental. Considerou-se que, para tal, seria necessário criar diferentes disciplinas e que os alunos necessitariam matricular-se, possivelmente, antes da obtenção dos créditos - o que tornaria a proposta inviável.
3. Discutiu-se o ponto referente à avaliação do projeto de pesquisa do alunos do Mestrado. Avaliou-se que o papel do Conselho continuará sendo o de homologação dos projetos assinados pelos orientadores. Os estudantes apontaram para a necessidade de se criar espaços de discussão dos projetos de pesquisa dos alunos, para além do diálogo com o orientador. Sinalizou-se que a disciplina de Métodos deveria se constituir num espaço para essa prática, ao longo do processo de elaboração dos projetos.
4. Abordou-se rapidamente o tema da passagem direta do Mestrado para o Doutorado sem a elaboração de dissertação. Tal possibilidade não está prevista regimentalmente. Sinalizou-se a necessidade de previsão regimental para a prática, que permitiria que, em casos específicos, o estudante prestasse a seleção para o Doutorado ao final do primeiro ano do Mestrado. 
5. Discutiu-se rapidamente o tema dos editais de financiamento. Não houve consenso em relação a outras modalidades de distribuição de recurso.

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