domingo, 20 de maio de 2012

Relato da Reunião da APG (Associação de Pós-Graduandos) da UFRGS

Ocorrida no dia 17.05.12, das 18h30 às 20h30


A reunião começou com a determinação da pauta:
1) informes
2) relatos do congresso da ANPG
3) campanha de reajuste de bolsas
4) salão de pós-graduação da UFRGS

Tomei a liberdade de solicitar que fossem incluídos mais dois itens na pauta da reunião:

(a) Financiamento para apresentação de trabalhos no exterior a mestrandos

A partir do debate levantado via email pela Jana, comentei na reunião como era a situação em nosso programa, e perguntei sobre a possibilidade de um questionamento coletivo junto à CAPES solicitando uma revisão quanto a essa proibição.

Uma colega da sociologia e um da música afirmaram que, em seus PPG’s, a situação é a mesma que no nosso. Contudo, um colega do PGDR informou que tinham esse problema até o ano passado, quando, após pressão constante dos estudantes junto à coordenação, eles conseguiram que ao menos a apresentação de trabalhos em eventos da América Latina fosse financiada.

Questionei se isso teria alguma coisa a ver com as notas dos PPG’s, e conseqüente diferenciação quanto ao recebimento das verbas (lembrando que o financiamento de todos os programas com nota até 5 na CAPES passam pelo controle da PROPG, enquanto os de nota 7 ou 6 - caso do PPGAS, tem autonomia orçamentária).

Os colegas da reunião disseram que, por mais que essa “autonomia” tenha suas restrições, numa questão como essa, em que há uma justificativa para “ir contra” a norma da CAPES (se é que essa “norma” existe, visto que ainda não nos foi citado um ato normativo dispondo claramente a respeito), bastaria que a coordenação do curso se dispusesse a “comprar a briga”. Até porque, não faz sentido que cursos com nota menor e com menos autonomia financeira possam algo que um programa com nota 6 e autonomia não possa.

Questionei se haviam outros exemplos de cursos em que mestrandos recebiam apoio financeiro para apresentar trabalhos no exterior. Um colega da zootecnia afirmou que em seu PPG isso também ocorre. Uma colega da história afirmou que seu PPG garante R$300,00 para apresentações de eventos nacionais, e R$500,00 para eventos internacionais, mesmo para mestrandos.

Considerando tudo isso, revejo meu posicionamento manifestado em email anterior quanto a enviarmos um documento à CAPES; acho que podemos sim voltar a questionar a coordenação do PPGAS apresentando essas informações, e solicitando que recorra à sua autonomia no manejo dos gastos nesse ponto.


(b) Retorno dos pedidos de informação quanto a bolsas e orçamento dos PPG’s

Contextualizando: ano passado, pelo menos em parte em razão de um pedido que partiu da turma de mestrandos 2011 do PPGAS, a APG formalizou por meio da PROPG um pedido a todos os PPG’s solicitando informações quanto a situação de bolsas em seus cursos, bem como informações orçamentárias.

O pedido que partiu da nossa turma nesse sentido dizia respeito à nossa insatisfação quanto ao fato de sermos um curso com nota 6 e termos tão poucas bolsas disponíveis para o primeiro ano do mestrado – especialmente considerando a situação de outros cursos, nos quais sobra bolsas. Nossa idéia era ter algum parâmetro de comparação pra encontrar uma resposta para essa discrepância (por exemplo: o fato de que sobram tantas bolsas nos cursos de engenharia estaria ligado a investimentos substanciais da iniciativa privada, ou a políticas universitárias de distribuição de recursos nas quais as humanas saem desprivilegiadas?).

Assim, solicitei na reunião um retorno quanto a esse pedido de informações do ano passado, pois nunca ficamos sabendo se os demais cursos haviam respondido ou não, nem qual o teor das respostas.

Os colegas da APG informaram que nem todos os cursos responderam. Houve um retorno de 71 processos, que estão arquivados esperando algum encaminhamento – o que ainda não ocorreu em razão da baixo número de membros da APG e a quantidade de outras demandas que acabaram recebendo preferência.

Foi sugerido que alguns colegas formassem uma comissão para analisar esse material e propor algum tipo de encaminhamento. Eu, uma colega da sociologia e uma colega da história aceitamos a incumbência. A participação nessa comissão é aberta a quaisquer pós-graduandos; deixo aqui o convite a todos que estiverem interessados em colaborar que se juntem ao grupo.


Dentre os informes, comentou-se sobre a possibilidade de solicitar aos candidatos a reitor uma reunião com os pós-graduandos, especificamente para apresentarem suas propostas para a pós-graduação. Colega frisou o quanto a "eleição", apesar do nome, é apenas uma consulta pública, de caráter simbólico. Houve vários comentários no sentido de que, embora simbólica, deveria haver paridade quanto aos votos dos membros da comunidade universitária. Colega lembrou que, na eleição passada, os pesos dos votos eram 40-30-30 (professores-servidores-alunos) [obs.: confirmar se é isso!]. Este ano, houve retrocesso (70-15-15). Colega comentou que na UFT os alunos conseguiram a paridade. Colega comentou que, na Unirio, conseguiram juntar todos os professores e servidores em um grupo, alunos em outro, e estabeleceram proporção 50-50.

Os colegas que estiveram no congresso da ANPG relataram suas experiências. Foram eleitos 33 delegados, e 13 conseguiram ir ao evento (sem apoio da reitoria). Conseguiram apenas um ônibus do IFCH, e desconto na inscrição do evento. Colegas destacaram uma insatisfação: longo tempo de fala para as autoridades, e m desproporção em relação à pouquíssima oportunidade para os estudantes interpelaram-nos. Surgiu a ideia de se elaborar uma carta manifesto a respeito desse evento, e uma comissão para tal foi montada. 

Quanto à campanha para o reajuste de bolsas: comentou-se o quanto os 10% prometidos ainda não foram oficializados, apenas anunciados. Em razão do adiantado da hora, decidiu-se que este item será retomado na próxima reunião.

Salão de pós-graduação da UFRGS: colegas da APG narraram as dificuldades de negociação com a PROPG, e a ausência de apoio por parte dessa para a realização do evento. Discutiu-se alternativas. A proposta do evento é ser um espaço para que os pós-graduandos possam apresentar suas pesquisas. O evento está previsto para 11 a 13 de julho.

Para o relato oficial da reunião, consultar o site da APG: http://apgufrgs.blogspot.com.br/

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