domingo, 20 de maio de 2012

Relato 1a Reunião do Colegiado de 2012

Ocorrida no dia 12.04.12, das 09h às 12h30

Presentes: os quatro representantes discentes (Sara, Caetano, Renan, Rodrigo), prof. Carlos Steil, prof. Arlei Demo, profa. Fabíola Rohden, profa. Claudia Fonseca, profa. Ceres Víctora, profa. Maria Elizabeth Lucas, profa. Denise Jardim, prof. Emerson Giumbelli, prof. Bernardo Lewgoy, prof. Ari Oro, profa. Maria Eunice Maciel, profa. Cornélia Eckert.

Prof. Carlos iniciou dizendo que, embora tenha assumido a coordenação do PPGAS desde 01 de abril, somente naquela ocasião sentia-se efetivamente coordenador, em razão da presença do colegiado. Propôs como pauta inicial a determinação do calendário das atividades acadêmicas para o ano.

Boa parte da reunião foi dedicada ao debate e votação a respeito das datas do calendário acadêmico do PPGAS. As datas aprovadas podem ser observadas em: http://www.ufrgs.br/ppgas/index.php?pg=paginas|calendarioacad-php
Foi decidido que não haverá mais matrícula presencial na secretaria do PPGAS. Todos os alunos, em todos os semestres, deverão realizar a matrícula pelo site da UFRGS, diretamente em seus portais do aluno. 

Apenas a alunos de outros cursos ou de outras instituições permanece a possibilidade de realizar a matrícula na secretaria do PPGAS. Ficou decidido que será disponibilizado no site do PPGAS uma orientação mais clara nesse sentido.

Todas as avaliações finais devem ser entregues impressas na secretaria até as datas determinadas.

Conforme o calendário aprovado a data máxima de entrega das provas e trabalhos dos alunos será até a abertura do prazo para os professores apropriarem os conceitos (.


Segundo item da pauta – proposta dos editais para o financiamento de apresentações de trabalho em eventos e realização de trabalho de campo. A cada semestre, será publicado um edital, no qual os alunos concorrerão, por meio do preenchimento de formulários disponibilizados no site do programa. Cada aluno será contemplado com um valor-teto, a ser ressarcido pelo PPGAS mediante a apresentação de planilha de gastos e notas fiscais.

Total das verbas destinadas para o ano de 2012:
- R$ 30.000,00 para trabalho de campo
- R$ 10.000,00 para auxílio à pesquisa
- R$ 05.000,00 para participação de evento no exterior

O prazo para protocolo dos formulários na secretaria será sempre até o dia anterior às reuniões da comissão de pós-graduação (ver item B acima).

Sobre bancas de qualificação: ficou decidido o prazo mínimo de um mês entre a entrega do trabalho para a banca e a realização da mesma. Na próxima reunião do colegiado, será discutida uma proposta mais clara quanto aos itens da qualificação.

Prof. Carlos informou estar elaborando um quadro mais complexo para a avaliação dos alunos, incluindo participação em eventos, núcleos de pesquisa, defesas e publicação de artigos.

Sobre os projetos de dissertação e tese: deverão ser entregues na secretaria com o aceite do orientador (aceite, não parecer). O projeto entregue como avaliação para a disciplina de métodos não tem vinculação com o projeto a ser entregue na secretaria. Também não tem vinculação com a realização da matrícula.

Sobre a troca da sala do PPGAS: prof. Carlos informou que estamos em processo de negociação para trocarmos a sala atual do PPGAS para outra, mais espaçosa, que era utilizada pelo PPGRI.

Prof. Carlos informou da criação de um email específico da coordenação (coord.ppgas@ufrgs.br), em razão de exigência da CAPES e da Pró-Reitoria. Demandas à secretaria seguem enviadas para (ppgas@ufrgs.br).

Sobre o convênio com a Argentina (UNSAM): professores relataram os resultados, destacando o sucesso do empreendimento. Estão em negociação para, possivelmente, abrir-se novo edital de intercâmbio ainda este ano.

Apresentou-se o quadro com as disciplinas previstas para o 2º semestre 2012.

Sobre contagem de créditos: foram ressaltadas duas informações:
(a) alunos poderão computar um máximo de 4 créditos em tópicos especiais . Caso cursem mais créditos nessa modalidade de disciplina, tais não serão computados para a quantidade mínima necessária de créditos para a conclusão do curso.

(b) aluno que fizer mais do que 32 créditos no mestrado no PPGAS aproveita todos os créditos extra para o doutorado no PPGAS. Secretária do curso lembrou da necessidade de confirmar se o sistema não bloqueia tal possibilidade.

Sobre realização de estágio docente: prof. Carlos propôs restringir a obrigatoriedade da realização do estágio docente aos alunos do doutorado. Em razão da quantidade de bolsas REUNI, o prof. Carlos entendia não haver a necessidade de os alunos de mestrado realizarem estágio (ou, caso o façam, que não conte créditos). Houve divergência. Apontou-se a necessidade de uma avaliação mais prolongada nesse item, no âmbito do departamento de antropologia da graduação.

Discutiu-se sobre o PROCAD (intercâmbio com Belém do Pará). Este convenio é coordenado pela Maria Eunice e será encerrado em julho próximo. Até esse período está prevista a ida de discentes da UFRGS para a UFPA. Os interessados devem entrar em contato com ela. 
                                                                                                
Foi apresentado quadro com a relação dos alunos por turma, em ordem alfabética, e a situação de bolsas de cada um.

Comentou-se da possibilidade de criação de um grupo de trabalho para debate a respeito de questões que implicariam uma reforma regimental (como, por exemplo, a participação em núcleos de pesquisa contando créditos).



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