PORTO ALEGRE, 28 DE SETEMBRO DE 2012
RELATO REUNIÃO GT ENSINO
A segunda reunião do Grupo de Trabalho de
Ensino realizou-se no dia 28 de setembro de 2012, às 15h, na sala 201, Sala do
NER.
Estiveram presentes na ocasião, os
seguintes discentes e docentes: Carlos Steil, Emerson Giumbelli, Fernanda
Heberle, Ivana Teixeira, Juliana Mesomo, Marcelo Múscari, Norberto Decker Neto,
Renan Santos e Rodrigo Toniol.
1. Os integrantes do Colegiado presentes
expuseram as apreciações das demandas feitas na última reunião dessa instância,
ocorrida no dia 17/08:
a O
colegiado aprovou que a disciplina de Teorias Antropológicas II seja oferecida
no primeiro e no segundo semestre de cada ano, por um período de, pelo menos,
dois anos, a fim de possibilitar que os alunos possam completar todos os
créditos obrigatórios no primeiro ano do Mestrado e Doutorado. Ao final do
período de dois anos, será feita a avaliação dessa prática.
b A sugestão
de que a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa fosse oferecida no
primeiro semestre do Mestrado, a fim de que tivesse caráter mais prático não
foi aprovada pelo colegiado.
A proposta
desse foi de que se oferecesse uma disciplina de caráter eletivo, ao primeiro
semestre de cada ano, voltada à elaboração de exercícios a partir do trabalho de
campo dos alunos. Concordou-se, na reunião do GT de Ensino, que essa proposta
atendia também à demanda dos alunos do Doutorado. Serão feitos os
encaminhamentos para que a disciplina seja oferecida já em 2013/01.Foi consenso
que a professora Cornélia será consultada para ser a discente desta disciplina,
pois, foi uma proposta que ela defendeu na reunião do colegiado.
Surgiu,
durante a reunião, a contraproposta de que a disciplina obrigatória de Métodos
fosse dividida em duas etapas de dois créditos cada: uma de caráter mais
teórico e formativo oferecida do primeiro semestre do curso, e outra de caráter
mais prático, voltada à elaboração do projeto de pesquisa, ao segundo semestre.
Tal proposta não teve unanimidade e, por isso, não será levada à apreciação do
colegiado.
c) A sugestão
de que houvesse rotatividade dos professores no oferecimento das disciplinas
obrigatórias foi aceita pelo colegiado. No entanto, a proposta depende da
candidatura dos professores para tal, o que só ocorreu, até o momento, para a disciplina
de Teoria II. Debateu-se a necessidade de incentivar diferentes professores a
responsabilizarem-se por essas disciplinas.
2. Passou-se à discussão sobre a redução
de números de créditos a serem cursados em sala de aula e às possibilidades de
cumprimento dos mesmos em atividades extraclasse. Essa proposta, aliada àquela
que permite o cumprimento dos créditos obrigatórios no primeiro ano, visa a
contribuir para que, principalmente os alunos de Mestrado, disponham de maior
flexibilidade para realizar trabalho de campo e possam, inclusive, usufruir da
mobilidade acadêmica.
A proposta acordada entre os presentes na
reunião foi a de que os alunos poderão obter até 4 créditos por meio das
seguintes atividades desenvolvidas: a) apresentação de trabalho em
evento científico – 1 crédito
(comprovante na forma de atestado de apresentação), b)participação em
atividades de núcleo de pesquisa do PPGAS ou outras de caráter regular sob a
coordenação de professor do PPGAS – 1 crédito (comprovante na forma de atestado
conferido pelo coordenador do núcleo ou professor responsável), c) participação
em evento no âmbito do PPGAS sendo integrante de equipe de organização – 1
crédito (comprovante na forma de atestado conferido pelo coordenador
principal), d) participação em eventos no âmbito do PPGAS, somando 15 horas de
atividades (comprovante de acordo com atas de presença em atividades),
e)publicação de artigo em periódico avaliado pelo
QUALIS-Antropologia/Arqueologia ou capítulo de livro – 1 crédito (comprovante:
cópia da publicação)
A comprovação de realização das
atividades para obtenção de créditos será responsabilidade do aluno, que deverá
fazê-lo através de relatório entregue na secretaria. A apresentação de
comprovantes é de responsabilidade dos alunos. Os comprovantes para o cômputo
dos créditos relativos a essas atividades devem ser apresentados até a data de
apropriação de conceitos do segundo semestre (ou seja, para o aluno que
ingressa em março de 2013, entrega até fevereiro de 2014).
Essa proposta será encaminhada para
apreciação do colegiado na reunião que ocorrerá no dia 07/12/2012, na qual
deverá se deliberar também sobre a mudança regimental dos artigos do Regimento
Interno referentes aos regimes de crédito do Mestrado e Doutorado (artigos 20 e
32), necessários para efetivação da proposta.
Discutiram-se as possibilidades de
efetivação da proposta sem mudança regimental. Considerou-se que, para tal,
seria necessário criar diferentes disciplinas e que os alunos necessitariam
matricular-se, possivelmente, antes da obtenção dos créditos - o que tornaria a
proposta inviável.
3. Discutiu-se o ponto referente à
avaliação do projeto de pesquisa do alunos do Mestrado. Avaliou-se que o papel
do Conselho continuará sendo o de homologação dos projetos assinados pelos orientadores.
Os estudantes apontaram para a necessidade de se criar espaços de discussão dos
projetos de pesquisa dos alunos, para além do diálogo com o orientador.
Sinalizou-se que a disciplina de Métodos deveria se constituir num espaço para
essa prática, ao longo do processo de elaboração dos projetos.
4. Abordou-se rapidamente o tema da
passagem direta do Mestrado para o Doutorado sem a elaboração de dissertação.
Tal possibilidade não está prevista regimentalmente. Sinalizou-se a necessidade
de previsão regimental para a prática, que permitiria que, em casos
específicos, o estudante prestasse a seleção para o Doutorado ao final do
primeiro ano do Mestrado.
5. Discutiu-se rapidamente o tema dos
editais de financiamento. Não houve consenso em relação a outras modalidades de
distribuição de recurso.
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